terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sóis e girassóis.






Minha mãe não era especialista em arte, mas era em vida.
Ela costumava dizer que Van Gogh, a quem amava de paixão, tinha dado dignidade aos girassóis. Verdade... Se pensarmos bem essas flores, que beiram ao espalhafato e são quase " bregas", nos foram mostradas pelo mestre holandês com tanta luz, tanta beleza e vida que deixam outras, mais nobres e raras, no chinelo!
Minha mãe sempre me deu a sensação de ser parecida com Van Gogh, talvez isso explique, dentre outras tantas coisas, sua enorme fascinação por ele. Conhecia sua vida em detalhes, comprava livros de arte e fascículos e tinha " offsets" de suas obras, principalmente as que retratavam... girassóis...
A instabilidade emocional do artista, sua procura desesperada por expressão, sua extravagância, suas alucinadas paixões também eram características de minha mãe. Para ela não havia um mundo em tons pastéis, nem de silêncios, mas um oceano de cores fortes, brilhantes e festa, música, risadas e movimento.
Qual o mestre, amava essas flores estupendas que ela arranjava em vasos exóticos numa estranha composição, mas que tinham o poder de encantar quem entrasse em sua sala e topasse com eles...Era como se elas, tais flores, falassem, acenassem e enchessem a vida de todas as nuances de um amarelo divino. Havia vida, pulsante, em eterno vai e vem, nos vasos de minha mãe.
E o amarelo de Van Gogh e os girassóis de minha mãe permearam minha infância, tornando o cenário iluminado e inesquecível...E queria tanto ser menina de novo...E sentir, como senti pela primeira vez a invasão do sol, dos sóis, dos girassóis, em minha vida.
O mundo quem o altera são os gênios. Os que do nada, criam tudo. E não precisam explicar muito, apenas nos mostram, sinalizam o caminho, o trajeto em busca do bom e belo.
Aprendi a amar o louco mestre holandês através do olhar inquieto e cheio de beleza e talento de minha mãe.
E saio, quando tudo parece sombrio e sem esperança, atrás de girassóis.
Vou atrás da vida, do dourado e quando, numa encantadora magia, os coloco em vasos, sinto que estou bem e feliz de novo. E imagino o sorriso do artista misturado com o de minha mãe.


Para minha mãe, com imensas saudades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário