domingo, 9 de agosto de 2009

Modas e modos





A coluna de hoje, domingo, de Danuza Leão, na Folha- Cotidiano, fala de moda, of course, mas vai além, fala de modismo, de certo comportamento que cria uma espécie de " ditadura das celebridades". Aliás, a autora, com muito humor, explica o que são essas " celebridades", tipo de pessoa que está sempre em revistas de besteirol mostrando suas casas, viagens,cães, spas, carros, etc. De jogadores de futebol à modelos-atrizes(!), esse pessoal consome marcas, grifes, como jeito de se manter sempre em evidência, pouco importando se vão ficar parecidos com " torcidas uniformizadas" de alto luxo e se os tais itens realmente combinam com eles!
Durante os muitos anos que vivi nesse mundo-indústria ( sorry, puristas, mas a moda é indústria sim! e que gera muito dinheiro) vi acontecer de tudo. Sempre houve gente séria, aplicada que enxerga potencial economico em se criar roupas e acessórios, pessoas que buscam adaptar ao seu jeito de ser ao que está em uso e, claro, a peruagem de plantão, essa sempre imbatível em suas atitudes.
O mais interessante de se trabalhar num meio como esse é a oportunidade de perceber o que as pessoas pensam em relação a elas mesmas, isso é, quando pensam.
A busca de uma imagem " moderna", chique, em sintonia com seu tempo em geral desconsidera " quem e o quê" na verdade se é. Pouco importa minha vida, meu olhar sobre o mundo, minhas medidas nem sempre tão generosas ou meu tipo físico e mental, o que a grande maioria busca é ser " capa de revista", usar antes de todo mundo o que Paris ou Milão decretou como " na moda".
No tempo em que vivi de moda, profissionalmente, tive acesso a tudo de bom e caro que existia, mas mesmo assim nunca abri mão dos grandes magazines, do Bom Retiro, das criações divertidas na Benedito Calixto, das lojinhas indianas escondidadas nos centros de Sâo Paulo. Gostar de Caetano, dos Beatles, de luz, de amigos, de ler, de criar, inventar, tudo isso reflete no que sou e não há como desconsiderar quando formo a imagem externa que quero passar aos outros. Marron está na moda? Sorry, odeio, já nasci marron. Saltos de plataforma idem? Nem pensar, tenho 1,60, ficam medonhos! E assim vai...
Ah! uma última coisa, minha querida prima Cynthia, dona da marca Ventura, sempre fez uma moda " indiana" (sua confecção é feita na Índia), mas sob a perspectiva ocidental e a criatividade dela. Naquelas lindezas, cheias de cores e charme, Cynthia cria não peças " temáticas", fantasias, mas uma roupa interessante,usável, que funde dois mundos de maneira harmoniosa. Desde muito tempo uso as roupas da Ventura com alegria e orgulho( afinal é minha prima!), agora com esse marketing " Caminho das Índias" começo a topar com figuras inacreditáveis nas ruas, usando sáris, milhões de pulseiras, colares, mega brincos e outros quetais que decididamente não tem nada a ver com elas!
No final é isso, tem que se conhecer bem, ter uma opinião sobre si mesma, saber o que deve e o que não deve, ser honesto consigo mesmo, mas principalmente, tem que ter modos prá se viver na moda.

( para Cynthia que não precisa de mkt de novelas prá ser sucesso!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário