segunda-feira, 24 de agosto de 2009

E-mails...e-mails?....e-mails...





Todos nós, conectados à Internet, recebemos diariamente e-mails, e aos montes.
Como fiquei meio doente esse final de semana e, portanto, não sai de casa, acabei passando mais tempo "online" e pude observar e classificar minha caixa postal:

1-E-mails simpáticos: são mandados por aqueles que nos conhecem e tratam de assuntos que são do nosso interesse. No meu caso: animais- campanhas de defesa e preservação dos mesmos, videos engraçados e surpreendentes, adoção, gracinhas, etc. Ou ainda sobre o que gostamos: podem ser sobre viagens, desfiles de modas, livros, exposições, lançamentos, recitais de poesias, shows. Em geral vem com um recadinho muito amável de quem nos mandou.

2-E-mails óbvios: no momento tratam de 2 assuntos principais: a tal gripe suína: como se precaver, o que tomar, o que não tomar, quem está por trás, teorias de conspiração, avisos, etc ( aliás cabe aqui uma pergunta: onde se compra o tal alcoól em gel??? não encontro nem com reza brava!).
O outro assunto: Sarney- listas para assinar pedindo a cabeça do cabra, petições, dados sobre escandalos, dados sobre a família do famigerado, conluios, armações, etc. Esses e-mails são muito chatos, se repetem "ad aeternum" e infelizmente não surtem o menor efeito. Nem com a gripe, nem com os Sarney!

3-E-mails insuportáveis: esse tipo é, sem dúvida, responsável por 80% do lixo em nossas caixas postais: correntes de orações, Budas milagrosos, Mandalas, geralmente propõem dinheiro e saúde, ou pragas imensas para quem não os passar a diante! Ok, já cai nessa e acabei também encaminhando, mas cheguei a conclusão que não dá mais e que esse tipo de milagre passa longe do cyberspace!

4-E-mails do coração: cada vez mais raros, são aqueles que as pessoas não " encaminham" nada, elas escrevem mesmo! Falam de carinho, de saudades, de amizade, contam o que anda acontecendo em suas vidas e querem saber de você. Te enviam suas músicas e videos favoritos, sempre acompanhados de uma referência muito querida do passado e do convívio. Uma delícia! esses e-mails tem o enorme poder de mudar o nosso dia e nosso coração.


5-E-mails ultra pessoais: esses são ainda mais raros...Vem daquelas pessoas que fazem a diferença em nossas vidas, por afeto, por segredos...São quase confissões, desabafos, declarações e propostas que não podem, jamais, vir à público...São do tipo que a gente lê, o coração salta e em seguida " deletamos"...por las dudas...


Pois é, nossa caixa postal é um assunto sem fim! Claro que quem nos envia algo quer ser agradável, estar presente, mas isso nem sempre acontece, mas quando acontece é bom demais!
Quando tinha 14, 15 anos, todas nós, alunas do Colégio Meira ( lembram, meninas?), tivemos que ler o Guia de Boas Maneiras do Marcelino de Carvalho. Havia um capítulo inteiro sobre etiqueta e bom tom com " cartas" ( era o que se usava naqueles tempos)...
Seria ótimo uma coisa dessas sobre a correspondência na Internet, pena que Mestre Marcelino já morreu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário