sábado, 29 de agosto de 2009

Cinema





Tem uma matéria hoje, sábado, veiculada no site do UOL, sobre os 10 filmes mais polêmicos de todos os tempos.
Lembro de alguns: O Último tango em Paris, Laranja Mecânica, Exorcista, Império dos Sentidos, Saló- os 120 dias de Sodoma, Paixão de Cristo, de Mel Gibson...
Em todos situações extremadas, muita violência, muito tudo...Todos, lógico, com coisas legais, alguns com bons diretores, outros com atores ou trilhas sonoras inesquecíveis. A gente saia do cinema meio " passado", meio perturbado, mas se eu pensar os filmes que mais me marcaram e são para sempre eles não constam dessa tal lista:

-O céu que nos protege ( Sheltering Sky- de Bertolucci-1990) Assisti umas 100 vezes, comprei em VHS e em DVD duas vezes!( tinha esquecido que havia comprado!). Uma fábula terrível sobre um casal tentando reconstruir suas vidas vazias, o amor acabado, numa viagem sem volta pelo deserto. Ali tem uma cena que me emociona muito: estão ambos ( Debra Winger e John Malkovich, lindos!) em pleno deserto, olhando a amplidão e num relato deseperado acabam fazendo amor, ali mesmo...


- O Labirinto do Fauno ( El Laberinto del Fauno- Gullermo Del Toro-2006)- Uma fábula sombria, escura e cheia de metáforas e alegorias sobre a Espanha franquista. Num universo de sonhos e pesadelos, a estória de Ofélia, uma menina de 10 anos, que transita entre o real e imaginário quase surrealista todo o tempo. O filme é assustador e o final, sem ser piegas, é emocionante. Devo ter assistido umas 20 vezes!


-Othello-(Othello- Oliver Parker- 1995)- A famosa tragédia shakesperiana sob a direção de Parker, trata da inveja, ciúme e insegurança. Laurence Fishburne no papel do general mouro transmite o paradoxo força/fragilidade com enorme talento. Filme lindo, elenco talentoso e mesmo sabendo o final fico sempre torcendo pela bela e injustiçada Desdêmona. Também assisti muitas vezes, tenho em VHS e o poster promocional do filme enfeita o meu salão de festas.


O Paciente Inglês- (The English Patient- Anthony Minghella- 1996)- sob a cenário do final da segunda guerra, o amor, correspondido entre uma mulher casada, a linda Kristin Scott-Thomas e um desconhecido paciente ( Ralph Fiennes), lembrado e contado a uma jovem enfermeira ( Juliete Binoche, linda, linda). Para os românticos como eu, filmão! Adoro e também tenho.


O Incrível Exército de Brancaleone (Incredible Armata Brancaleone- Mario Monicelli- 1965)- O melhor do humor, com ótima pesquisa histórica, cenas inesquecíveis e o igualmente incrível Vittorio Gassmann. Não há mau humor e tristeza que resista a essa estória passada na Idade Média. Seu personagem é, ao mesmo tempo, engraçado, patético e emocionado. Tenho em DVD e sua sequência, Brancaleone nas Cruzadas.


O Poderoso Chefão- ( Godfather- Francis Coppola-1972
)- Adaptação do ótimo livro de Mario Puzo. Sem comentários, vale por tudo, enredo, música, direção e Marlon Brando! Para mim um clássico com cinema, tenho de tudo que é jeito, VHS, DVD, DVD edição especial, toda a trilogia, amo!


Pois é, lembrei de alguns filmes que adoro, teria mais uns 500 nessa lista, mas o espaço é curto.
Nunca me preocupei muito com " grifes" de filmes, aliás essa mania do povo assistir (e gostar, o que duvido um pouco) de cinema húngaro com legendas em sâncrito me espanta um pouco. Na minha lista tem alguns, considerados " cult": Roma e Amarcord de Fellini, O Leopardo de Visconti, Zabriskie Point de Antonioni, mas o que me mantém presa mesmo não passa nem por nomes de diretores, nem de atores..É o que bate na alma. E nisso, o cinema, como a música, é um dos maiores fazedores dessa mágica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário