sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Herrar



Tá aí, acho que descobri o óbvio. Ululante.
Como é difícil esse negócio de " pedir desculpas"...
Não só o abrir a boca e soltar a frase feita " me desculpe", tem que ser de verdade, de dentro do coração, tem que acreditar...
Primeira dificuldade: achar que errou.
Quem gosta de dar o braço a torcer? Quem quer se perceber sem razão? Até onde suportamos o arranhão causado em nossa imagem tão bem construída e cuidada ao assumir um engano? Duro isso...
Esse olhar para dentro, necessário para nos descobrirmos em erro, requer muita humildade, muito despudor em relação a nós mesmos. Olhar de frente nossa teimosia, nosso mal gênio, nossos impulsos desembestados, nossa arrogância. E dói. E volta a cena, o exato momento ou fato e podemos ver e rever nossa intolerância, nossa grossura, nossa bestialidade como num filme, desagradável, que somos obrigados a assistir mesmo querendo sair correndo. Deletar não dá.
Passado esse processo inicial começa o outro, tão ou mais doloroso.
A retratação.
Com que cara? A de paisagem?Quais palavras iremos usar, como abordar o tema? Como soar verdadeiro nesse pedido de perdão? Com lidar até mesmo com o direito do outro em não quer nos perdoar?
Ah...complicado, hein?
Meu queridíssimo primo Rubens Jardim, o Rubão, poeta de mão cheia, bolou com uma frase conhecida a seguinte imagem : HERRAR É UMANO.
Verdade, e continuando a frase, perdoar é divino. E o caminho para esse estado de divindade passa pelo coração, pela enorme humildade em se reconhecer em erro, em pedir desculpas com o olhar verdadeiro. Mesmo sem obter a redenção, mesmo que aqueles que magoamos demorem um pouco a acreditar em nós.
E vou descobrindo muitas coisas, uma delas bem importante, que ouvi anos atrás do querido e saudoso professor de ocultismo e astrologia Hélio Amorim: o perdão é fundamental, com a gente e com o outro. Somente o dia em que verdadeiramente entendermos o sentido disso começaremos a real evolução espiritual.

Bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário