sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Gosto muito...





Gosto muito de inúmeras coisas, quando gosto, gosto assim, muito.
Já odiar não sei bem como...Aliás sei, mas dura tão pouco que acabo me esquecendo como é.
Existe hoje, nesse enorme planeta, uma única pessoa que não gosto nada. Ser desprezível, arrogante, hipócrita, mas não chego a odiar, afinal já tá tão judiado, quase caquético que deleguei à vida a justa punição que ele merece.
Dentre as muitas coisas que gosto muito, além do rock, o blues, macarronada, saladas, sapatos, perfumes, livros, amigos, bichos, plantas, jazz, ópera, escrever,está a minha cidade.
Alimentei, anos e anos, a fantasia de ir-me embora dela.
Ah! muito caótica, barulhenta, insegura, suja, congestionada, dura e implacável. Bastavam, entretanto, 2,3 dias, por exemplo em Curitiba, limpa, organizada, serena, para perceber o quanto amava Sampa.
Curitiba, Buenos Aires, Granja Viana, Santos, não importa qual, nem o tamanho, não dá. Não dá para viver sem SP.
Nasci em Pinheiros, fui adolescente nos Jardins e mulher madura no Brooklin.
Cada dia aqui é uma nova vivência, uma surpresa. Sabiam que aqui, ao lado de uma das maiores avenidas da cidade, a Roberto Marinho, antro de crackeiros, um dos meus vizinhos tem um galo? Sim, galo! E ele canta, trazendo no começo e final dos dias, a sensação incrível de se estar num sítio!?Pois é, Sampa...
E onde ter o tanto que tenho aqui? O MASP, a Benedito Calixto, av. Paulista, a Ponte Estaiada, o Mercadão, Viaduto do Chá, o Centro Velho, o Mosteiro de São Bento, os centros de compras específicos: Ceagesp, 25 de Março, São Caetano, Bom Retiro, Brás, Largo 13, Pari?
Onde compro flores ou tomo um ótimo café com pãozinho quente as 3 da manhã??
Qual lugar tem revistas inteiras dentro dos jornais apenas com os roteiros do programas culturais e gastronomicos para todos os bolsos?
Onde encontraria um descendente de italianos, depois um de chineses e agora um de árabes para me casar e formar família?
Pois é, somos mix, somos tudo, somos de todo mundo. Sampa é grande mãe, a maior capital nordestina do Brasil e agora, graças a certas jogadas marqueteiras, querem nos transformar em racistas, elitistas e outras " istas" que nem vale a pena citar.
Não é verdade. Não aqui.
São Paulo carrega esse ônus por ser moderna, por ser poderosa, por ser rebelde e conto que já fui maltratada em algumas cidades desse Brasil pelo fato de ser paulista(na).
O preconceito de verdade que existe é contra nós, mas reafirmo sem medo de errar, nenhuma outra cidade acolhe e dá tantas oportunidades para quem a adota e briga por ela.
Coreanos,bolivianos, nigerianos, além das velhas e enormes colonias ( japoneses, chineses, judeus, árabes, espanhóis, italianos, portugueses) que ajudaram a construir essa cidade, todos encontram aqui trabalho e dignidade, todos acabam virando paulistas.
Gosto muito da minha cidade, tenho orgulho dela. É sofrido, a concorrência é grande, as coisas não são fáceis, mas são possíveis.
Não gostaria de ver um abismo ser criado, por conta de politicagem rastaquera, entres todos os brasileiros.
Por outro lado estou tranquila, sempre amarei Sampa de todo o coração e contarei para as netas o quanto são privilegiadas por terem nascido aqui.

Bom final de semana.

http://www.youtube.com/watch?v=btn7E8yYvaM
Sampa, por Caetano, o mais paulista dos nordestinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário