segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Gentileza gera gentileza !





Anda " rolando" pelo Facebook, ou feissebuque..rs..a frase acima: " Gentileza gera gentileza".
Impressionante! Em minutos ela é compartilhada por muitas, muitas pessoas!
Acho que todos sentimos falta disso.
E são tantas as formas de se ser gentil e também de não se ser...
Um bom dia, um por favor, um me desculpe, uma xícara de café que chega às nossas mãos, a atenção de alguém ao escutar nossas estórias, lamúrias, opiniões, mesmo sendo chatas, o ceder a vez no trânsito, o retornar uma ligação em nossa secretária eletronica ou e-mail pessoal, evitar temas polêmicos com gente idem, estender a mão aos estranhos, olhar no rosto de todos que nos servem, de frentistas de posto de gasolina, caixas de supermercado a garçons e policiais, sorrir, sorrir muito, tudo isso é muito gentil.
Não adianta ter rapidez para tecer comentários mordazes, usar a ironia, as respostas cortantes e na bucha ou alusões sobre fatos desagradáveis que todos querem esquecer, apenas para não " perder a piada"...Essas atitudes podem até mostrar uma mente ágil, um intelecto privilegiado, mas passam bem longe da gentileza e delicadeza.
Isso se cultiva, se aprende, se treina e é preciso usar, o tempo todo.
Já vivi situações quase extremas, salvas no último segundo por um pequeno gesto, uma atitude sutil ou um sorriso ou olhar ameno. Em contrapartida já passei também pelo horror das discussões, grossuras, malcriaçãos e brigas iniciadas por motivos tolos. Indelicados.
Todos temos nossas opiniões, certezas, gostos, times, fés, enfim, todos nos achamos, em alguns momentos, sábios e donos da verdade. Mas isso tem cura com uma atitude de respeito e carinho pelo outro. Ou outros.
Durante muitos anos foi moda esse negócio de " sermos nós mesmos ", falarmos o que nos dava na cabeça, um tempo de mega inflação de egos.Os terapeutas de então estimulavam essas " sinceridades". Ser malcriado ou grosso era sinônimo de ser " bem resolvido". Péssimo resultado.
Isso sem contar aquele pessoal que vem com a esfarrapada conversa de " temperamento", de " gênio", esses então se vêem no " direito" de passar por cima de qualquer outro que não tenha tido a sorte de ser do mesmo jeito.
Fico pensando, concordo que não é fácil aguentar a cara enfezada do gerente do banco, do segurança do shopping, os xingamentos no trânsito, do amigo ou filho ou namorado que está de mau humor, mas garanto que é mais desarmar essas caras feias com uma palavra delicada, com um sorriso do que revidar na mesma moeda.
Gentileza gera gentileza. Tenho certeza disso.
E se não formos gentis acabaremos nos transformando em " pessoas gangorras", conhecem?
São aquelas que quando chegam em algum lugar todo mundo se levanta e sai de fininho.
Muito chato, não?

Boa semana.

Um comentário:

  1. Nil,

    Ando meio atrasada na leitura dos artigos, sorry!
    Mas amei este... não poderia ser mais próprio para esta época!
    O que tenho visto de grosserias por aí... de todos os tipos, vindo de pessoas de todos os tipos também.

    Uma pena que não pude ir no niver da nossa amiga, mas não faltarão oportunidades.

    Fique bem, na Luz e na gentileza... como sempre!

    bjs mil

    ResponderExcluir