segunda-feira, 31 de maio de 2010

Labirinto





Conta a mitologia grega que Dédalo foi um hábil artesão. Marcado pela tragédia, afinal é grego, foi ele quem construiu asas de cera e voou ao lado do filho Ícaro. Esse, extasiado com a incrível sensação de voar, saiu de perto do pai e ao aproximar-se do sol teve as asas derretidas e foi arremessado nas águas azuis do mar.
Dédalo também foi o construtor, a pedido do Rei Minos, do famoso Labirinto de Creta de onde Ariadne ajudou o herói Teseu a fugir do Minotauro.

Segundo o dicionário:
Labirinto (la-bi-rin-to)
s. m.
Construção de muitas passagens ou divisões, dispostas tão confusamente que com dificuldade se acha a saída. Essas construções são encontradas em muitos parques de diversões. Muitos brinquedos e jogos são baseados no modelo do labirinto. Os psicólogos usam os labirintos em experiências que se destinam a testar as reações dos animais.
Parque ou jardim cortado por caminhos tão entrelaçados que facilmente se perde a pessoa que nele penetrou.

Já para os esotéricos, labirinto significa o nascimento e a morte, tendo como seu maior significado a purificação para o sagrado. ..


Estava essa noite, mais uma sem dormir, pensando em Dédalo e no enorme laririnto que andei construindo pela vida...
Fico com a sensação de que fui aos poucos, lentamente, pedra por pedra, erguendo muros, escavando caminhos, desvios, atalhos, encruzilhadas até chegar no desenho, confuso e caótico que não obedece lógica nem tem sequência previsível.
Certos trechos podem ter muitos e muitos metros aparentemente planos, sem desvios ou truques perceptíveis mas, acabam dando, invariavelmente, diante de uma parede sem saída, noutros, apenas abismos e escarpas.
Dentro dele existem ruas e vielas belíssimas, floridas, cheias de rios, de mares, de aves e de muito riso. Noutras é apenas noite, sem luz, sem nenhum traço de vida.
E bem ao contrário do sábio Dédalo, construi o meu labirinto particular em volta de mim mesma e acabei, sem me dar conta, prisioneira de minha criação.
E agora, após tanto trabalho e caminhada, busco com urgência o começo ou o fim do meu labirinto...
Sempre penso em Mitologia e em suas simbólicas fábulas contadas.
Talvez o objetivo do labirinto seja me isolar de todo " externo e conhecido" e busque me colocar diante de desafios para os quais todas as respostas estejam apenas comigo, sem ajuda ou influências de fora.
Tento imaginar o meu estranho labirino como um desafio a ser resolvido, um jogo a ser solucionado e isso, de certo modo, me consola e anima...
A verdade, entretanto, é que me sinto, nesses dias complicados, meio vitima de mim mesma, de meus sonhos e ilusões, de meus erros de julgamentos e de meus afetos desperdiçados...E aí, dentro desse emaranhado de escolhas e indecisões, propostos por mim mesma, me perco e me confundo.
Estou aqui, dentro dessa construção que imaginei e criei, lidando com esses muros e paredes, com idas e vindas, com novos e velhos caminhos. No labirinto.

2 comentários:

  1. OIEEEEEEEEEEEEEE TO AQUI TB.......BJS MIL....VOU BISBILHOTAR SEU BLOG...BJS

    ResponderExcluir
  2. Nil, querida, a vida é assim mesmo. A gente se procura, se acha e se perde de novo. É um permanente (pra não dizer eterno)repensar. Agora, o seguinte: a mitologia ajuda bem e a gente acaba colocando o "dédalo" na ferida. Beijão. Como vc vê sou um saudosista das suas antigas blogagens... e lhe escrevo estas bobagens,com uma monumental tardança, hein!?

    ResponderExcluir