segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tesoura do Desejo



- O que é que houve, meu amor, você cortou os seus cabelos?
- Foi a tesoura do desejo, desejo mesmo de mudar
( Alceu valença- Tesoura do Desejo
)

Lembram da história de Sansão e Dalila?
Está no Livro dos Juízes e rendeu um filme, lindamente cafona, com um dos meus ídolos: Victor Mature ( e sua inesquecível " arqueada" de sobrancelhas!).
Há um lindo fetiche ligado aos cabelos...
Nosso herói, nazareu, usava longas madeixas e era o terror dos inimigos por conta de sua força descomunal. Belo dia, Dalila, agente infiltrada, com sua sedução e artimanhas descobre seu segredo e corta a longa cabeleira enquanto Sansão dorme. Pronto, a força acabou, ele é aprisionado e morre um espetáculo do templo inimigo.
Foi aí que, sem querer, acabei traçando um paralelo comigo. Só que ao contrário.
Estou sempre mudando os cabelos, seja cor, comprimento ou corte! Não existem 2 fotos que tenha tirada em situações diferentes que os meus cabelos estejam iguais.
Observei algo interessante, sempre que não estou bem, quer me sentindo depressiva, ansiosa ou mesmo com algum problema aparentemente sem saída, corto os cabelos!
Lógico que nem sempre são esses os motivos para dar uma " rapelada" nos cachos. Gosto de mudar, gosto de cara nova mas os cortes mais radicais que fiz foram sempre sob tensão ou tristeza.
Sexta passada foi assim.
Durante a semana, na mesma medida que a aflição aumentava mais tempo ficava parada diante da imagem no espelho me sentindo bastante incomodada. Penteava para um lado, para o outro, colocava gel, pasta, mousse, arepiava, alisava até que cheguei no limite : prendi com elástico! Aí bateu o desespero, pois nessa altura dos 50 e alguns anos, rabo de cavalo é de doer! Mais que perversão ( vamos combinar, rabo de cavalo é para jovens meninas e "teenagers"), era sinal claro que estava mergulhando numa temida depressão...
E foi assim que, mais uma vez, num salão de cabeleireiro, vi, lentamente, as mechas irem caindo, caindo...e uma imagem, meio engraçada de um " quase menino" com pouquíssimo cabelo, surgiu refletida.
Pois é, Sansão, temos, nós dois, assuntos com cabelos. No seu caso devem ser longos para que mantenha sua força e coragem, no meu, cortados, para que sinta mais leve e com os neurônios mais " arejados".
Estou ótima, passo a mão pela cabeça e sinto uma quase penugem macia no lugar das antigas madeixas pelos ombros...É uma sensação boa, me sinto arrumada, com estilo, quase renovada, com esperanças e alegria.
Estou pronta para as batalhas que tenho que travar. Até o próximo corte ou cor.
Como um mutante, um camaleão.
O bom disso? Cabelos sempre crescem, portanto tenho ainda infinitas possibilidades de mudar e de experimentar todas as novas imagens que quiser ter!

Boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário