segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma lembrança



Tenho 6 anos. Sou uma menina solitária, afinal não me deram nenhum irmão para companhia. Mimada, na opinião de muitos. Um pouco doentia, ah! essas amígdalas, sempre encrencando.
Moro numa linda casa, cheia de espaços, jardins, gatos e pessoas. Sei até colher figo da Índia e jabuticabas, subo em muros e adoro procurar animais perdidos pelas ruas.
Faz muito pouco tempo que descobri a noite e seus mistérios e gosto de olhar estrelas e nebulosas, acho que combinam com meu temperamento observador.
Tenho muitas pessoas para cuidar de meu bem estar e necessidades: mãe, pai, babás, tias...e uma avó.
Minha avó é um ser especial e mesmo para meu jovem olhar, sei que não é pessoa como as outras.
Existe nela, com seus cabelos que mais parecem flocos de neve sob o sol de inverno, suas mãos delicadas, finas, feitas de marfim e seu andar silencioso, alguma coisa que me acalma e alegra.
Minha avó Elisa, minha flor nascida na Espanha, tem o mesmo perfume das rosas que coloca no altarzinho de seu quarto e da lavanda, que dorme em suas gavetas. Tudo nela é claro, doce e cristalino, como sua voz de quase soprano que sussurra frases de carinho em meus ouvidos.
Ali, em seu delicado colo até os remédios que me obrigam a tomar tem um gosto suportável, com ela aprendo a amar os canteiros, as sopas quentes e a ter fé em Santa Luzia, cuja gravura, com os olhos num pratinho, me fascina e asssusta ao mesmo tempo.
Ao lado dela sou uma menina feliz, que nem desconfia das dores ou decepções que um dia irão aparecer em minha vida.
Um dia sei que terei 55 anos e, quase uma senhora, avó de netas, como ela, vou sentir muita, muita falta de vó Elisa.
Seu amor e aprovação incondicionais, sua gentileza, sua firmeza diante da vida, sua fé em outros mundos habitados por de espíritos e santos, suas rosas, tudo isso me trará uma delicada tristeza, feita de saudades. Uma tristeza de quem, um dia, viveu perto de um anjo e depois ficou sozinha.

Para minha avó, Elisa, que ontem 28/02, fez mais um aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário