quarta-feira, 31 de março de 2010

Renascer...




Penso na " ressurreição" nessa data com final feliz que é a Páscoa.
Segundo o " Aurélio":
s.f. Ato de ressuscitar; retorno de um deus ou pessoa mortos à vida como o mesmo indivíduo.
Penso também nas pequenas "ressurreições" do dia-a-dia ou que posso olhar como isso...
Um dia comentando sobre alguns problemas que passo, certas mágoas, desilusões, chamei de " pequenos assassinatos". Leves, quase imperceptíveis, mas que tem o estranho poder de " matar" a alegria, a tranquilidade e muitas vezes a esperança.
Portanto para cada " morte" dessas, uma " ressurreição".
De um momento para outro fico feliz de novo, com uma frase, uma ligação, um sorriso de um estranho/a no supermercado, na rua, no trânsito, uma lembrança de um sorriso e o milagre está feito! Renasço,estou viva!
Interessante, parece que vivo e morro o tempo todo. Ou resisto, apesar de tudo, de todos, apesar dos pesares.
Retorno a um estado de felicidade que parecia destruído, surge uma reconstrução, após grande cataclisma, de nova casa, novo coração, novas metas.
Essa resistência, quase insana, quase sem nenhuma outra explicação que mera teimosia, me torna quase indestrutível diante da " paixão e crucifixão" diárias...
Minha mãe, com seu traço meio trágico diante das coisas da vida, sempre falava que tomasse cuidado com grandes alegrias. Dizia ela que para o " domingo de ramos", a entrada triunfante do Cristo em Jerusalém, havia a sexta-feira da Paixão. Verdade, mas para nossa sexta-feira de trevas ainda vai existir um domingo de Páscoa, de renascimento.
Adoro histórias com finais felizes, me perdoem os trágico-dramáticos.
Me encantam os heróis que tudo passam, sofrem, superam e ganham o beijo da mocinha no final.
Gosto de imaginar que a " Fênix" existe, que mora em algum lugar secreto, protegido, e que mesmo sendo por mil vezes incinerada, consegue juntar cada pózinho e se fazer de novo, mais bela e brilhante.
Renascer a cada momento, a cada dia, a cada dor. Vestir as cores da esperança, da alegria, do desejo profundo de refazer, fazer de novo, de novo jeito, com novo final. Feliz.
Tem sido assim. Pretendo que continue assim, vivendo uma Páscoa a cada momento.

Feliz Páscoa para todos.

Um comentário:

  1. nil querida, é e sempre será assim. há sempre um lutinho pela morte que há no renascimento. às vezes um lutão. mas são os renasceres que nos mantêm vivos, e vivaq a energia pra mudança. agora mesmo, não estou indo pra mais um renascer, lá no planalto central? eu e minha tucson, seguindo por este mundão... beijos do primo ruy

    ResponderExcluir