segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres...



Nenhuma mulher que conheço aguenta mais essa conversa de " parabéns" pelo "Dia Internacional da Mulher"...
Nem eu, mas ao mesmo tempo fico sempre torcendo para ganhar um buquê de rosas (pode ser qualquer flor!) de algum dos homens da minha vida(calma, marido, filhos e enteado)e até mesmo, confesso, o formal " parabéns"!
Minha ótica racional acha essa coisa de " dia" uma droga, um sinal de machismo da pior espécie, disfarçado por um falso reconhecimento, mesmo que por 24hs, de que somos dignas de sermos comemoradas.
Ok, ainda tá valendo, mas meu outro lado, aquele que chora tanto nas páginas de um livro, cena de filme ou capítulo final de novela, fica á espreita, ali, quietinhp num canto, esperando o cumprimento, a atenção e delicadeza.
Meu olhar cresce cada vez que um dos dignos rapazes ( acima citados) liga ou chega em casa...Mas...nada!
E imaginei que assim seria o dia de hoje. Racionalizaria essas ausências e esquecimentos com o verniz do politicamente correto, ou seja, os homens, os daqui, também acham essa coisa de dia uma bobagem! Lógico que esse malabarismo mental me ajudaria a esconder a ponta de mágoa e decepção e a vida seguiria em frente.
Não foi bem assim. Lá pelas 7 e meia de manhã, dia alto para uma senhora como eu que dorme pouco, ouço o bip do meu celular avisando mensagem. Ali, 4 palavrinhas, apenas 4: " Parabéns pelo seu dia" enfeitam todas as horas desse dia. Um sorriso, que nasceu sozinho ao ler as tais palavras, ficará estampado, enfeitando o meu rosto por muito tempo. Um amigo, querido, homem, não se esqueceu.
Depois, um e-mail, um poema, de algum tão querido quanto o amigo, meu poeta primo.
Ah! Que delícia ser mulher, que coisa louca ter um dia só meu, para o bem e para o mal, para os silêncios e as lembranças, para o descaso e a gentileza!
Rubens Jardim e Waldemar Puccini, vocês são dois cavalheiros inesquecíveis!

Compartilho o que disse o poeta:

Toda mulher é uma viagem
ao desconhecido. Igual poesia
avessa ao verso e à trucagem,
mulher é iniciação do dia,

promessa, surpresa, miragem.
De nada adiantam mapas, guias,
cenas ensaiadas ou pilhagens.
Controverso ser, mulher é via

de mão única, abismo, moagem.
É também risco máximo, magia,
caminho íngreme na paisagem.

Simplificando: mulher é linguagem,
palavra nova, imagem que anistia
o ser, o vir a ser e outras bobagens
( Rubens Jardim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário