segunda-feira, 15 de março de 2010

Verdades absolutas.....!?




Verdades absolutas. Todos temos, ou pelo achamos que temos.
São conceitos que vão se acumulando vida afora, colocando tijolinhos, cimentando, erguendo muros enormes. Até um dia que, afinal se percebe, estar cercado pelos tais muros...
Olha que ainda tenho sorte pois nesses muitos anos que vivi, sempre tive "muitas" verdades absolutas que não duraram muito tempo!
Mas tive outras que, qual carretas de 1000 rodas, vim arrastando pelos estradas por onde andei. Não são fáceis de carregar essas tais verdades.
O certo, para mim, obviamente,é me manter atenta, esperta e não deixar que tais pensamentos acabem tomando conta de minha vida e fala assim de batepronto, sem nenhuma reflexão mais profunda.
O que é certo em alguns casos pode totalmente incorreto em outros.
Minha fé, firme como rocha, já passou por crises gigantescas, onde questionei, de forma contundente, tudo que sempre acreditei...Minha visão sobre o mundo passa por constante transformação: o que foi importante deixa de ser e vice versa. Mesmo os amores sem fim, descobri que acabam.
Penso, às vezes, que deve ser fruto da idade eu começar a perder a arrogância de ser dogmática, de achar que tenho uma opinião, absoluta, sobre todas as coisas.
Não tenho, não!
Mesmo o passado, meu material de consulta predileto, muda, ou seja, cada dia que passa o enxergo de muitas e diferentes maneiras. O futuro? Não há espaço para nenhum planejamento fechado. O presente? Vou me adaptando a todo momento, mesmo que isso dê a sensação de ser incoerente!
O que quero dizer com isso? Que as tais " verdades absolutas" acabam sendo um pêso, uma grilhão e faz com que a gente perca ótimas oportunidades de crescimento.
A propósito disso: no momento um assunto tem surgido nas rodas de conversas: o reatamento de uma relação afetiva de uma grande amiga, após 16 anos de separação, com o ex-marido que um dia a magoou de maneira feroz. É bastante interessante ver as pessoas, principalmente as mais jovens ou as que não são bem resolvidas emocionalmente, questionarem, de maneira negativa, esse episódio. Os " conceitos morais", as frases feitas tipo " comigo não aceitaria o marido de volta", não permitem que se perceba a beleza de se estar vivo, de ser gente, de poder, mesmo que através de escolhas anteriores dolorosas, reconstruir vidas, se apaixonar de novo e ser feliz!
Entenderam?
Bom isso, essas surpresas que acontecem com os amigos, bom esse exercício de me fazer pensar que não existem " verdades absolutas"...
Quero mais é mudar de opinião se for o caso, se a minha estiver errada, anacronica, sem sentido e pior, moldada por preconceitos.
Como disse Raul Seixas : eu prefiro ser a metamorfose ambulante!!!

Boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário