domingo, 28 de junho de 2009

Tomada de consciência (Marco Aurélio)


Se estás perturbado por qualquer coisa exterior, o sofrimento não se deve à
coisa em si mesma mas à avaliação que fazes dela; e isto está em teu poder
anular em qualquer momento...
( Marco Aurélio- Meditações- Livro 8)

Andei pensando bastante. Fiquei em silêncio esses últimos dias e fui reler Marco Aurélio.
A citação,acima, me trouxe enorme paz, entendimento e foi mesmo resposta a tantas questões que estavam me atormentando. Se algo, alguma coisa, fato, palavra, gesto, me magoou, me fez sofrer, não está nisso a fonte da minha mágoa e sim de " como" chegou até mim e pode me atingir...
Fui então atrás do " porquê" da tristeza e decidi, seguindo conselho de Marco Aurélio, " anular" esse efeito sobre mim.
Cada um é como é, com seus defeitos, fraquezas, qualidades e valores e certamente não cabe a mim querer modificá-los. Posso, no máximo, "anular", deixar de lado, ignorar o que me incomoda e passar muito melhor sem isso...

Papo muito cabeça prá domingo? Pode ser, mas compartilho isso tudo (ou pouco se preferirem) num domingo cinzento, que adoro.
Está sendo um momento de tomada de consciência.
Sei que vou ter dias mais felizes. Tudo agora em seu devido lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário