sexta-feira, 13 de março de 2009

Ratos, Sabiás e jardins


Antes de tudo: Nancy, Andrea e Ruy, uma alegria e responsabilidade saber que leem as minhas modestas escrevinhações...Thanks, thanks, thanks...

Pois é, hoje aconteceu um fato interessante.
Estava eu na minha boa e velha rotina matinal de, diante de caneca de café fumegante, ler a Folha, quando percebo, através da porta de vidro que dá para o meu jardim, uma sabiá laranjeira. Era nova essa, penas ainda meio desalinhadas, totalmente diferente das " gordas" que costumam ciscar por aqui. É um pássaro muito bonito, forte, cheio de energia o laranjeira e os dessa espécie ( junto com os periquitos maracãnas) são habitués do bairro e da casa. Fiquei um tempo jogando farelinhos de miolo de pão. Ele se escondia embaixo da mesa do jardim, para depois, quando percebia que eu me afastava, correr, com seu andar engraçado de ave, atrás de sua refeição. Foram bem uns 20 minutos nesse joga, esconde e come. Foi então que revi um projeto que ando alimentando já faz tempo: arrumar um gato. Explico, tenho a sorte de ter uma vizinha que possui 1000mts de terreno! Existe nessa área um caótico jardim tropical, fonte de beleza incomparável e de uma insistente criação de ratos, sim ratos! Bicho que não respeita nem muros, nem fronteiras, nem bemquerências. Vira e mexe topo com um desses medonhos a quem dedico um pavor quase patológico, além do nojo! Foi ai que surgiu a idéia, depois que falharam todas as tentativas científicas de extermínio dos tais bigodudos, de arrumar um gato. Sempre gostei de gatos ( ok, fãs de cães, também sou, mas nenhum desses foi capaz de impor algum respeito aos ratos) e cada dia mais, claro que depois de mais e mais sustos, a figura de um felino sagaz, ágil e cruel ganhava força! Hoje entretanto, ao ver a sabiá tão alegre e saltitante no meio dos vasos, percebi que o tal gato também espantaria essa beleza do meu jardim... Gente, como é complicada essa coisa de ecologia, ecossistema, cadeia alimentar, predadores e vítimas! Bom, o projeto gato está momentâneamente adiado. O rato, por hora, está com o território livre para me dar sustos e provocar correrias. Tempos atrás, num desses surtos surgiu, misteriosamente uma coruja. Ela morava numa das muitas arvores da Rua Flórida e liquidou com as visitas indesejadas.
Pergunta: alguém pode me dizer onde arranjo uma coruja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário