quinta-feira, 26 de março de 2009

Mas que droga!


No Blog " Pensamentos divergentes", o meu querido primo Ruy, geminiano puro ( vide o nome do blog!), escreve com o brilhantismo e clareza de sempre, sobre drogas e sua regulamentação.
Não há o que por reparo, como dizia minha mãe, leiam, por favor.
Apenas um testemunho pessoal, corroborando o escrito pelo Ruy.
Fui adolescente em plena década de 70, a década das " experimentações" das famosas drogas sintéticas, alucinógenas, bem ao gosto do momento e do Timothy Leary. Pois bem, pude, graças a enorme curiosidade e sintonia com tudo que acontecia naqueles anos , testar algumas delas.
Só me abstive de certos tipos que tinham que usar as narinas, minha rinite não suportava a idéia de alguma coisa poeirenta entrando pelo nariz ou seringas, já que não gosto até hoje de injeções. De resto, amigos, o que vinha era lucro! Maconha, haxixe, LSD, anfetaminas, birita, cigarro, enfim, era a geléia geral.
Não estou fazendo apologia das drogas, mas acho que tem uma coisa importante nisso tudo. Verdade o que o Ruy diz no seu texto, desde sempre o homem busca " remédios que dão alegria", e a maioria das pessoas que conheci nessa época, também buscava, ou alegria ou experiências novas e nenhuma delas, hoje com 50 e tantos nas costas, virou " dependente" ou está nas sarjetas da vida. Acho que a compulsão, a dependencia vem de outros fatores, e isso vale para a nicotina, o alcool, que são vendidos livremente em qualquer esquina do país.
Como bem lembrou Ruy na época da Lei Seca o gangsterismo e corrupção atingiram níveis inacreditáveis, tanto que o cinema americano produz, vira e mexe, um filme bom sobre o tema. E também não me consta que com o fim dessa lei o pessoal que nunca bebeu na vida resolvesse começar a beber!
O que quero dizer é o seguinte: quem quer usar, acha um jeito, sobe morros, alimenta o tráfico, organiza a bandidagem e o crime, quem não quer, não vai usar só por conta da droga ser liberada.
O problema é o que está por trás de tudo isso: quem lucra com o crime? quem recebe "bola" para fechar os olhos? É só pensar um pouco.
Hoje, sou ré confessa, fumo cigarro, comum, Marlboro, desses que vendem por aí e adoro um chopp e uma cervejinha. Estou, portanto, dentro da lei, mesmo que o cigarro mate mais que muita doença e o alcoolismo seja um caso de saúde pública.
Penso em parar de fumar, e bebo dentro de limites que eu mesma estabeleci, mas não me vejo tomando LSD de novo, se ele for liberado. Acho uma droga chata, egoísta e alienante. Não preciso dela para ver meu céu com diamantes, minha criativa cabeça me basta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário