segunda-feira, 18 de abril de 2011

Desejos





E um dia, inevitável, somos colocados diante de nossos sonhos e desejos.
Ou do que andamos fazendo com eles...
Outra noite, incrível e inesquecível, voltei no tempo e junto a algumas mulheres fantásticas, minhas velhas ( não no sentido " idade"...rs) amigas do ginásio, lembrei dos sonhos que tive, que tivemos tantos anos atrás...
Éramos meninas quando nos conhecemos e viramos adolescentes juntas.
Aprendemos as análises sintáticas e as equações do primeiro e segundo grau juntas. Fizemos pesquisas, trabalhos e montamos peças de teatro. Nos metemos em brigas, fumávamos escondidas e amávamos a Rua Augusta e a Galeria Ouro Fino. E os Beatles e os Rolling Stones.
Não viramos adultas juntas.
Esse foi o grande hiato em nossas vidas. Teve um momento que nos separamos, os caminhos se abriram em leques e fomos em busca do nosso destino.
Algumas de nós casaram, descasaram, tiveram filhos, outras também seguiram carreiras acadêmicas em áreas diversas, outras saíram do país e como pioneiras criaram famílias fora. Algumas quebraram paradigmas e outras, em batalhas silenciosas, enfrentraram preconceitos e regras.
Algumas de nós se apaixonaram por política, outras pela medicina, outra pelas leis, ou por viagens ou pela literatura e astrologia.
Algumas de nós, nascidas em berço esplêndido, conheceram a " dureza" e dificuldades do mundo...
E sentamos, noite dessas, como se não tivesse passado mais de 40 anos e num círculo mágico estávamos frente a frente. Com nossas melhores lembranças e com as, um dia meninas, que fomos um dia.
E numa mágica feita pela vida e coração, a conversa e o riso correram sem dificuldades, como se retomássemos um conversa de " ontem" e não de tantos anos atrás.
E ali, na casa generosa da amiga que nos reuniu, falamos de nossas experiências, boas e ruins, contamos casos, falamos de grandes dores, perdas, apresentamos nossos filhos e vida, tudo com leveza e humor.
Não éramos um grupo de " senhoras" reclamando do mundo, nem sempre justo e bacana, nem das coisas que tivemos que passar, mas sim um grupo cheio de sonhos e desejos, como o de 40 anos atrás!
Claro que não são os mesmos sonhos, pois alguns realizamos e outros descobrimos que não faziam muito sentido, mas nenhuma de nós perdeu o comprometimento com o bom, o belo e o cheio de felicidade. Ainda amamos a vida e seus mistérios, somos mais pacientes, mais tolerantes, menos afoitas e inconseqüentes.
Cada uma de nós, com quilos a mais, cabelos nem tão escuros e brilhantes e peles não tão lisa, adquirimos nova beleza, feita de serenidade e uma enorme dignidade.
E descobrimos, magia encantadora, que ainda somos meninas em nossos corações e afetos, que ainda usamos as saias azul marinho pregueadas e os livros embaixo do braço, como eternas aprendizes da vida.
Conseguimos, tantos anos depois, perceber que, de muitas maneiras, alteramos o mundo, grande ou pequeno e que nossos projetos, todos eles, pessoais ou coletivos, nos tornaram pessoas melhores, mulheres melhores e especiais.
Nesse encontro trocamos risos, lágrimas, memórias e visões e, claro, chocolates, afinal é Páscoa!
Vivemos uma linda Páscoa, no sentido mais delicado dela, o de renovar, de renascer na fé e esperança. E em nossa eterna amizade.
Beijo enorme, meninas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário