domingo, 11 de abril de 2010

A arte de jogar Mahjong


Jogar Mahjong...
Adoro.
Antigo jogo chinês, parece que foi criado 500 anos antes da Era cristã, nos tempos do Imperador Wu e é também chamado de Mah-Jong.
Um jogo aparentemente simples, de encontrar pares entre as peças, ele exerce sobre mim o estranho poder de me manter concentrada e fazer com que meus pensamentos fluam melhor.
Sempre que estou com alguma questão mais complicada, abro o jogo e em alguns minutos, não, não acontece a mágica da solução surgir, mas consigo organizar as idéias, controlar minha ansiedade, dominar meu medo.
Fico assim, jogando, ganhando, perdendo e aos poucos minha aflição parece dimunuir.
Li, tempos atrás, numa revista ou jornal, artigo falando de " ginástica para a mente", explicando que, como se fosse um músculo o qual fortalecemos através de exercícios, nosso cérebro também se beneficia com certas práticas: palavras cruzadas, sudoku, alternar os movimentos de pernas e braços enquanto caminhamos, fazer contas, jogar paciência, jogos de memória, etc.
Sabe que acho que isso pode ser verdade?
Nossa memória, lucidez, acuidade, podem ser treinadas.
Tentar lembrar números de telefone ao invés de clicar na lista de telefones do celular, escrever sempre, ler muito, fazer cálculos sem máquinas, acho que essas coisas refrescam nossa cabeça. A minha, pelo menos, refresca.
O mahjong, entretanto, traz, além dos benefícios que sinto, uma delicada lembrança: minha querida e saudosa sogra, Nancy, ou Shum Nga Yee, avó da Luiza, que invariavelmente jogava todos os finais de semana com o marido e um grupinho de velhinos chineses...Eu ficava fascinada com a rapidez e agilidade com que eles jogavam...
Não sei onde está o jogo, de pedras, que era dela.
Jogar mahjong, disciplinar a mente, a paciência, a destreza visual, não parece legal?
Pois tente, compre um ou baixe o programa no computador.
Sente tranquilamente e se delicie com as flores, dragões, ideogramas, simbolos tão antigos e conhecidos de nossa alma.Vai descobrir que o efeito é bom, relaxante e que enquanto joga a mente voa, os pensamentos fluem.
Bom domingo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário