terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Males que vêm para bem!!! ( para Newton e Nancy)





Tempos atrás (2003)ao comentar o trágico episódio da explosão do foguete brasileiro na Base de Alcântara-MA (que matou 21 pessoas, a maioria deles de São José dos Campos, vinculadas aos ITA), o nosso guia e presidente, Lula, tascou mais uma de suas brilhantes frases fora de hora:" Há males que vêm para bem"!
Não, não se assustem petistas de plantão, não pretendo nesse blog engrossar o coro de detratores de tão inspirado frasista, bem ao contrário, essa colocação hoje me fez muito sentido e pude recordar, com certo apreço e ironia, o criativo presidente.

Não sei se sabem mas possuimos, ou possuíamos, uma perua Subaru Legacy, um belo e confortável veículo: automático, bancos de veludo, ar condicionado, som de primeira, motor feroz e um bagageiro à prova de Nil com suas tranqueiras. Isso nos idos de 1990 e poucos, quando foi fabricada, pois pegamos a bichinha já com alguns sinais de senilidade.
Nesses anos ela mais viveu nas oficinas mecanicas do que aqui com a gente e calculo que isso já tenha custado aos cofres aqui de casa o valor de um carro bom zero km! Claro que com o senso de humor dos amigos logo inventou que éramos, eu e Gil, duas pessoas muito caridosas, pois cuidávamos de um " japonês velhinho"!
Pois bem, hoje, sol do Senegal, 11 hs da manhã, íamos em direção ao Itaim quando o nosso " japonês" deve ter sofrido seu engasgo final, pois nos deixou ali, parados, no início da Ponte Estaiada, não só a pé, como atrapalhando o tráfego!!!
Não sei como não fomos atropelados sob o sol de rachar o asfalto, pelos veículos que ali entram na maior velocidade, ao tentarmos colocar o triangulo sinalizador! ( crianças, não tentem fazer isso! pelo menos naquele local!)
Empurra aqui, vira ali, desvia de carretas, motos e carros, afinal conseguimos tirar o carro para a lateral da avenida e, confortávelmente instalados ao lado de um terreno baldio ( imundo) e o que restou da favela( medonha), aguardamos o guincho que levou, mais ou menos, 1 hora e meia para aparecer. Apenas como detalhe, todos os documentos do Subaru estão vencidos, irregulares, portanto alie-se ao stress o pavor de chamarmos a atenção de agentes do CET ou DSV que por ali transitam todo o tempo! Aí sim a coisa ficaria feia!
Gil, meu marido, tem pavor de mudanças, tudo que é novo geralmente o incomoda, para terem uma idéia, no período entre o Reveillon e a nossa volta das férias em Juquehy, o Subaru ficou aonde? Na oficina, comendo nossos contados tostões! Ou seja, sempre mantendo a carcaça velha, pois agora o Subaru é praticamente uma carcaça... (os faróis estão presos com fita crepe!! pode?).
Hoje,afinal, chegou o dia e foi porisso que me lembrei do Lula! Tem mesmo males que vêm para bem!
Pelo nervosismo, stress, cansaço de ter que empurrar aquele dinossauro pela avenida, mais o sol e a demora do guincho, Gil finalmente decretou o fim da era Subaru!!
Valeu a pena cada segundo derretendo sob o calor sufocante e poluição, cada susto com carretas a 100 por hora e motoqueiros desviando a 2 metros de mim! Valeu a pena o vestido colar no corpo, a sensação de desmaio e sede e até mesmo a adrenalina, que faz o coração disparar a 200 batimentos por minuto, toda vez que surgia um carrinho do DSV!
Me sinto ótima, feliz, quase em estado de graça. Gil teve a sua Epifania!
O Subaru está aqui, na porta, sem nenhuma chance de voltar ao mecânico e apenas aguarda o destino que lhe cabe: ferro-velho!
Não temos mais carro, aliás faz anos que não tínhamos, mas agora é prá valer!
Não é o máximo??

Nenhum comentário:

Postar um comentário