sábado, 13 de fevereiro de 2010

Estilo! Você tem???



a-maneira de exprimir-se, utilizando palavras, expressões, jargões, construções sintáticas que identificam e caracterizam o feitio de determinados grupos, classes ou profissões

b- conjunto de tendências, gostos, modos de comportamento característicos de um indivíduo ou grupo

c-modo pessoal, singular de realizar ou executar algo (falando-se de figuras importantes no âmbito do esporte, do cinema, da dança etc.)
(Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
)

De verdade encontrei no Houaiss 15 diferentes significados para o substantivo "estilo"!
É que tenho pensado nessa palavra que anda tão " na moda" e que ouço e leio à exaustão em conversas, artigos, matérias de Tvs, jornais e revistas...
Parece que virou quase mania ( ou falta de vocabulário mesmo), falar em " estilo" e mais engraçado, deram para mudar o nome de antigas profissões acrescentando variações até em outra língua! Quer ver? Seu cabeleireiro, sim, aquele mesmo de tantos anos virou " hair stylist" ( estilista de cabelos)! A vendedora de loja virou " personal stylist" para te atender em suas escolhas. Sem contar que nessa onda surge no mercado de trabalho uma nova profissão: as " estilistas", menininhas recém saidas das faculdades de moda que, aos 20, 21 anos comportam-se como as novas " Chanel" ou, um pouco mais moderno, novas " Karl Lagerfeld"...
Estou meio mal humorada? Sim, com certeza, mas é que o uso indiscriminado da palavra " estilo", torna o que ela representa, pelo menos para mim, quase que um paradoxo.
Conheci, nesses 55 anos, muitas pessoas com verdadeiro estilo, algo sutil, que não se ensina, que não se encontra para comprar e que se detecta a um simples olhar e observação.
Minha mãe, com sua percepção leonina misturando cores, estampas, brincos e acessórios aparentemente diferentes entre si, possuia uma marca quase registrada em seu vestir.
Minha amiga Lia, chic, sóbria em seus blazers bem cortados, criou um jeito próprio: uma clássica com uma pitada de irreverência.
Renato Sprada, lindo, 50 e alguns anos, mantém os mesmos longos cabelos lisos, agora grisalhos, de quando nos conhecemos na década de 70 e é homem para lá de interessante.Charmoso, sempre de preto, ele desperta olhares admirados de muita mulher.
Gil, meu marido, com seu jeito ácido e polêmico, que não abre mão de seus discos de country, quer estejam na moda ou não, é outro.
Poderia citar muitas outras pessoas que, com seu jeito de viver, suas casas, seus objetos, suas escolhas, suas músicas e filmes prediletos mostram " um estilo" inconfundível, um " jeitão" que as torna únicas, quase referências e modelos.
Estilo me parece ser isso.
Ser quem você é, sem modismos, sem concessões a mudanças que não te dizem respeito, sem consumismo tolo, sem perder a noção de que, mesmo correndo o risco de se parecer " fora de moda", se manda um recado, único e pessoal.
Caetano, Chico, Almodóvar, Fellini, Henry Miller, Chanel, Lauren Bacall, Marlon Brando, Paul Newmann, Al Pacino são pessoas com estilo, inteligentes, instigantes, gostemos ou não delas.
Encerro esse blog com uma frase, achei bem legal, que certamente pode ajudar no entendimento dessa palavrinha " estilo", tão maltratada nos últimos tempos:

O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida.
(Léon Tolstoi
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário