sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nunca antes na História desse país!!

Deu na Folha de SP de hoje, sexta-feira 29/10.
O CNE ( Conselho Nacional de Educação...rs...), a partir de denúncias da famigerada Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, uma das invenções do governo do "guia", está propondo o veto a uma das mais deliciosas obras de Monteiro Lobato, " As Caçadas de Pedrinho", por conteúdo racista!!!!
Na obra, referência maravilhosa da literatura infanto-juvenil desse país tão ignorante, Tia Anastácia é chamada de " negra" e há, segundo essa gente, abordagem " racista" de animais como macaco e urubu!!
Sinceridade? Pensei que já havia visto de tudo nesse país( inho) de merda! Não havia.
Mas que conversa fiada é essa, pelo amor de Deus?
Quando concordo que certas políticas, sem pé nem cabeça, servem apenas para prestar desserviços ao país, me chamam de reaça, tucana, das zelites, enfim.
Onde isso tudo vai nos levar? Certamente a uma estágio avançado de paranóia, sectarismo e burrice, coisa que, aliás, campeia pelos lados do poder.
O ensino público, faz me rir, começa a ser norteado e passa pelo crivo desses grupelhos que, aí sim, precisariam ler e se informar mais e melhor, que decidem o que pode e o que não pode ser lido nas escolas.
Isso tem um nome. Aconteceu na Alemanha nazista, na China durante a revolução " cultural", em Cuba e outros locais tão ou mais progressistas.
Li a minha vida inteira, desde os 5 anos, quando me alfabetizei sozinha. Amo os livros, todos, temos em casa mais de 5 mil volumes, uma parte de meu pai, outro rato de biblioteca e os que fomos comprando pela vida.
Monteiro Lobato foi um marco em minha vida, aprendi a amar a História, a Magia, o Folclore, as Ciências e o Brasil através dos textos lindos desse escritor inesquecivel.
Toda sua obra, completa, está aqui, em minha casa, lida por todos os meus filhos e agora será pelas netas.
Não posso me calar aqui, nesse meu blog, espaço que compartilho com amigos queridos que me dão a honra de acompanhar o que penso e sinto, sobre uma sandice e cretinice desse tamanho.
Nunca houve censura em minha casa, todos os livros, todos, de Monteiro Lobato aos Irmãos Grimm, de Henry Miller à Charles Bukowski, de Eça de Queiroz ao Marquês de Sade, de Marx a Jung, de Kant a Vargas Llosa, tudo, tudo enfim, esteve, está e estará sempre ao alcance das mãos de quem quiser le-los, independente de idade, cor, credo e religião.
Foi assim comigo e será sempre assim em minha vida.
Nunca antes na História desse país, nem mesmo no tempo dos " gorilas" da ditadura, se propos algo tão escandaloso!
Falta cultura, falta vergonha na cara, falta bom senso, falta educação, falta critério.
Sobram a arrogância, o sectarismo, a ignorância em todos os níveis, o abuso.
Triste escola essa pretendida por esse bando de energúmenos.
Triste das nossas crianças sem os macacos e urubus ( sorry, a natureza os fez pretos!), sem Tia Anastácia ( sorry de novo, não é escandinava, é negra sim!), mas triste mesmo é o que virá dessa republiquinha de banana, encabrestada por um bando de imbecis prepotentes.

Um comentário:

  1. Esse tipo de sectarismo burro é uma das coisas mais perigosas que existe! Não é possível que as mentes iluminadas da referida secretaria não sejam capazes que pereceber e analisar os fatos à luz do contexto em que eles ocorreram e mais que trata-se de uma obra literária! Que vergonha!!

    ResponderExcluir