quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Num tempo de maior delicadeza





Os últimos dias tem sido marcados por atitudes deselegantes e mal educados vindas, lógico, dos nossos políticos e suas respectivas" entourages" e torcidas. Acusações, denúncias, enfim.
Nem vale a pena comentar, apenas lamentar.
Por outro lado, para contrabalançar, li na Folha, acho que de segunda-feira, uma matéria muito linda. E triste.
O assunto era o seguinte, uma família possui um papagaio.
Isso é muito anterior a nova regulamentação e parece que, como medida de precaução, os donos declararam ao Ibama serem donos da ave, justamente para evitar incorrer em crime ambiental.
A coisa agora está nos tribunais. O Ibama quer porque quer retirar o bichinho e propõe das duas, uma: ou reintegrá-lo à natureza ou sacrificá-lo caso esteja doente.
O papagaio sofre de epilepsia e conta, inclusive, com gaiola forrada para os momentos que entra em convulsão e desmaia. Cuidado amoroso de seus donos, para que não se machuque.
O juiz deu parecer favorável aos donos, baseado, entre outras considerações, no laudo de um veterinário.
Esse médico, ser humano excepcional, coloca em seu parecer não só a incapacidade do papagaio que, após tantos de cuidados e mimos, não saberia como sobreviver sozinho num ambiente selvagem, como também a questão emocional, do afeto, apego por seus donos...Segundo o veterinário existem fortes indícios de que essas aves possuem algum tipo de memória, sendo, inclusive, capazes de sonhar...A dor da separação seria, portanto, muito dolorosa e até fatal.
Ainda existem pessoas nesse mundo que, através de pesquisas, estudos, muita dedicação e amor, nos falam em sonhos de papagaios.
Sonho de papagaio, fiquei pensando...
Como seriam eles? Coloridos, cheios de cores e movimentos, talvez antigas lembranças de árvores em densas florestas, céus azuis, tardes de sol forte, o gosto das papayas e goiabas maduras, o zunzum de insetos, as folhas de onde pingam as gotas das chuvas e guardam a água doce e cristalina que mata a sede...Ou talvez a voz dos humanos, seus sons incompreensíveis e facilmente imitáveis, as mãos que acariciam penas e coçam a cabeça...
Tudo isso é muito lindo e muito triste.
Lindo saber dessa imensa capacidade de sonhar, sonhos são sonhos, de gente ou papagaios e ninguém pode ser feliz sem eles. Sonhar torna tudo mais belo, melhor, mais suportável e elimina diferenças entre aves e pessoas.
Triste pois, justamente um orgão, Ibama que, em teoria, deveria " proteger" vida e natureza, propõe a aplicação fria e cega de seus regulamentos, desconsiderando o que seria, de fato, melhor.
Parece que, aos poucos, não está restando mais espaço para delicadezas, para a sensibilidade, para o olhar sereno em direção ao outro, um outro, qualquer outro, gente ou bicho, que não nós mesmos.
Abro os jornais e lá estão brigas, ataques, agressões sem sentido
Ah, se por um segundo as pessoas conseguissem parar e ver como seus rostos se desfiguram em máscaras crispadas sem brilho nem beleza quando se alteram dessa maneira... Como suas vozes ressoam com metais, sem acordes de suavidade e carinho quando gritam seus pontos de vista, talvez aí pudessem, como os papagaios, sonhar um pouco.
Sonhos bons, de harmonia e tranquilidade. Sonhos para sonhar junto, de um mundo melhor, sem rancores, sem retaliações nem ameaças. Sonhar com um tempo de maior delicadeza.
Sonhos de aves, de bichos, de rios e cascatas.
E ai, quem sabe, descubram o que é realmente ser " humano"...

Bom final de semana.

Um comentário:

  1. Nil...

    Este texto me emocionou (de novo)...
    Tenho percebido como as pessoas andam insensíveis, agressivas... doentes!
    Tudo é motivo para uma briga, uma discussão, um motivo para rir do outro... tenho visto cada coisa, que nem acredito!!
    O que importa então é o "ser" por inteiro, continuar a amar as pessoas e os bichinhos do jeito que eles são, sejam cachorros, gatos ou papagaios.
    Quando a humanidade entender que somos um só, em todos os reinos e todas as dimensões, sem o selo discriminatório das religiões e crenças, então teremos "chegado lá".

    "You may say I´m a dreamer, but I´m not the only one. I hope someday you join us and the world will be as one!"

    Vamos sonhar, amiga!!!

    Beijos de sonho pra vc!

    Telma

    ResponderExcluir