quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Um conheço, outro não. E todos se casam no final...






Dois fatos ou duas histórias me chamaram a atenção esses dias.

Os casamentos de pessoas queridas.
Uma delas  conheço bem: meu queridíssimo e jovem e talentoso músico e amigo generoso Nell Filho.
Nell entrou na nossa vida como devem entrar todos os popstar e músicos do planeta na vida das pessoas: através de sua música e numa linda apresentação num dia ensolarado no Embu das Artes.
Nos apaixonamos, eu e Gil, por ele e pelas canções cantadas que nos eram, desde sempre, muito caras, Cat Stevens, Jim Croce, Neil Young e acho que até hoje a linda voz do amigo com sua leitura do Summer Breeze de Seals and Crofts ou de Sad Lisa soam no meu coração.
E ficamos amigos e já tivemos festa com ele como " special guest", já tivemos comidinhas divididas, família, risadas e muito papo cabeça e sem cabeça!  E até temos, Nell e nós, uma Sofia, no caso dele uma " Sophia", em nossas vidas!
 E foi que depois desses anos de conhecer mais e mais o trabalho autoral, lindo e consistente desse moço e de alguma forma fazer parte da vida profissional dele surgiu a linda Isabela que ganhou seu coração e que, como linda fada,  devolveu esse amor com um pequeno baby que cresce entre eles, cimentando esse novo projeto.
E estão, esses dois, publicando e compartilhando com a gente, com os amigos, as sutilezas e delicadezas desse " viver junto, estar casado" e nos lindos pratos de salada e frases apaixonadas vivem seu novo casamento e recriam um família tão bela e harmoniosa.
A outra pessoa conheço não, melhor, conheço um pouco, ou só conheço por aqui, no mundo virtual: o José Eduardo Mendonça, que surgiu numa publicação faz tempo, em dias que estava meio doente, nas páginas de queridos meus.
 E mandei pra ele, do nada, uma " flor de vento", para passar aqueles dias chatos com alguma leveza. Sempre e de algum modo me intrigou aquele escrevinhador/jornalista/poeta/pessoa que tinha rompantes do mais puro mau humor, ácido, iracundo e que chicoteava o mundo com suas palavras sempre muito bem alinhavadas e letais...E nem sempre concordava com ele, mas lia e admirava, aliás admiro. Tenho gosto pelos ousados, pelos que, como dizia minha mãe, cospem marimbondos, até me casei com um!
Pois Zé, se me permite colocar assim amigo, também tinha um lado tão poético, lírico quase parnaso-shakespeariano que me encantava. E ele, denso e intenso, se declarava e falava do amor pela linda amada por quem, tal como cavaleiro andante, havia montado num corcel alado e tinha ido, atrás dela, bater os costados num reino muito, muito distante!
E essa moça, linda e que também não conheço mas conheço através das palavras do amado, trouxe às publicações do José palavras que nunca o tinha visto usando: compaixão e humildade. E de novo o amigo surpreendeu e assim, em público nos fez saber que estão correndo os " proclamas" pois vai se casar com a linda Louise.

Esses amigos, um tão próximo de um jeito e outro que aprendi a gostar me maravilham com esse " comprometimento", pois há que se ter isso, comprometimento, para dar um passo desses!
Me maravilham por assumir, assim , de cara e peito escancarados, seus amores e seus desejos!
Eu, embora tenha vindo da geração do " flower power",  nunca acreditei em relações abertas, em " sou de todo mundo e todo mundo é meu também", pode funcionar na canção e como frase de efeito, mas na vida real sem chance de um duradouro sucesso!
Somos assim, humanos, imperfeitos, apegados, possessivos e gregos!
O amor, como sentem os amigos, quando acontece tem dessas coisas: invade, preenche, exige, quer, deseja e busca em si mesmo e no outro e só no outro a sua mais bela e pura realização. E só será feliz assim, pois tem que dividir e compartilhar camas desfeitas, pratos, roupas espalhadas, cabelos despenteados e muitos sonhos e risadas! O tempo todo.
Num mundo tão rápido e superficial onde muitas vezes me sinto meio idiota por cuidar do cardápio e  das camisas do meu companheiro, por sentir falta dele quando vejo algo novo ou bonito e ele não está por perto, por querer comentar ( e muitas vezes discutir e brigar! ) uma notícia de jornal ou novo livro, descobrir que pessoas  ainda se comprometem às outras por amor, me traz um delicada e duradoura esperança de que nem tudo está nem tão ruim, nem tão sem solução assim.
Queridos, queridíssimos Nell e José, Isa e Louise sejam felizes, por favor. Que dure para sempre se for o caso!
Cada momento conta, cada foto, cada projeto, de um filho ao passeio na beira do mar, tudo isso é precioso e inesquecível, cuidem e se cuidem!
Muito grata a vocês por me encantarem de novo com suas escolhas, suas verdades, com esse amor escancarado e de verdade!
O mundo, cinza e sem graça, há de agradecer também!
beijos

Para Nell Filho, Isa, José Eduardo Mendonça e Louise.

Para vocês_ Love- John Lennon  https://www.youtube.com/watch?v=FRyXD9AKeXQ
                    Harvest Moon -Neil Young     https://www.youtube.com/watch?v=n2MtEsrcTTs
                     Bound for Heaven- Nell Filho  https://www.youtube.com/watch?v=uh8mFVh9vhE

Nenhum comentário:

Postar um comentário