sexta-feira, 3 de abril de 2009

Coronel Nitrini

Os que acompanharam, mais de perto, a " maratona" que foi a venda da minha casa da rua Flórida, sabem dos dias de agonia e sufoco que andei passando...Lidei com o poder judiciário, mais lento que uma lesma, sem prejuízo da má vontade de funcionários e pessoal de cartórios. Tive também que suportar a pressão, indelicadeza, ansiedade e intolerância do pessoal que comprou a casa.
Tudo bem.
Agora vem a parte mágica, inesperada e incrível que cerca minha vida.
Não existem, quase, imóveis para locação no Brooklin, a especulação imobiliária, as incertezas do mercado tornam cada dia mais raras as casas para residências.
Mesmo com tudo isso eu, não me perguntem como, nunca entrei em "parafuso". Sentia uma enorme tranquilidade, sabia que minha nova casa estava lá, me esperando...
Pois bem, encontrei em uma semana, decidi num final de semana, na quarta-feira agora entregamos a documentação pedida, na quinta, ontem(!) estávamos com as chaves!
Todo tempo havia uma espécie de proteção imensa em todos esses momentos, uma paz e certeza assustadoras.
Tudo parecia se encaixar suavemente, desde o adminstrador do imóvel, Sr Cesar, pessoa gentil, ponderada, positiva e que não poupou esforços para a rápida concretização ( sabedor da minha necessidade urgente de uma nova casa) até a Edna, amiga, mãe e solidária que disponibilizou sua documentação ( mesmo estando ela própria com reformas em seu apartamento) para ser a coisa mais perigosa do mundo, fiadora da locação.
Ontem, ao assinar o contrato pude saber o nome do proprietário da casa da Bartolomeu: Dr Ricardo Nitrini, famoso e competente neurocirurgião, professor graduadíssimo da FMUSP, com inúmeros e inestimáveis trabalhos e e pesquisas publicados em sua especialidade, um mestre portanto.
Ao ler o nome, uma suave e delicada lembrança veio à tona...Nitrini.
Meus amados pais tiveram, em suas vidas, um grande amigo e irmão de fé, nas vivências do espiritualismo de Kardec: Coronel Genésio Nitrini...Sua figura de homem alto, de oratória colorida e sempre sorridente, olhos claros, sereno, dono de uma fé poderosa, está nos meus dias de menina e moça, quando se reuniam, ele, sua esposa, meus pais e quem mais quisesse participar, para leituras e fenomenos espíritas...
Lembro muito bem de um fato: o Coronel já falecido, recebemos, eu e mamãe, a visita de sua esposa, médium delicada e generosa. Papai partiria dias depois e recebemos dela a necessária preparação e consolo para esse duro momento. Ela, com firmeza e fé, nos avisou e disse ali estar para reafirmar nossa crença e amizade.
Pois bem, todas esses fatos voltaram ao ler o nome do proprietário da casa. Contei ao Dr Cesar minhas suspeitas de parentesco e ele tratou de averiguar.
O mágico em minha vida aconteceu de novo: O Dr. Ricardo Nitrini, é realmente, sobrinho do querido Coronel Nitrini e sua esposa e ficou igualmente surpreso com a " coincidência"!
Existe em mim até hoje, a crença nos ensinamentos recebidos na infãncia...As parábolas, os exemplos, os estudos do Cristo...E sei, tenho certeza, que meu pai e o Coronel, conspiraram para que tudo isso acontecesse.
Devem estar felizes e sorridentes, como eu.
Me sinto em casa novamente, protegida, amparada e sei que serei muito feliz de novo.

Um comentário:

  1. oi nil matos, pois tera mais uma incrivel surpresa, meu nome é ariana fanny nitrini, tenho o nome de minha avo, fanny , sou filha de lourenço cesar nitrini filho do coronel genesio nitrini,me emocionei quando encontrei seu comentario, as lembranças vieram a tona, q saudades, deve se lembrar de meu pai tbm,gostei muito de seu blog, parabéns pelo talento meu blog é www.lemaartesanatos.blogsport.estou estudando espiritismo, e sempre me lembro de meus avós, tenho vontade de publicar o livro q meu avó escreveu (tempo, espaço e gravitação) ele se dedicou anos nesse livro, sempre q chegava em seu apartamento o via em seu escritorio muito envolvido,
    um abraço, fica com deus

    ResponderExcluir