domingo, 23 de outubro de 2011

It don´t come easy





O título do blog é bom, tem tudo a ver com que quero dizer.
Já a canção da qual tomei emprestado não gosto muito, mas esse blog não é sobre as canções gravadas por Ringo Starr.

Isso não vem fácil, seria uma tradução livre e garanto, queridos, não vem mesmo!
Explico, resolvi após 4 anos de reincidência, parar de fumar. Nunca fui uma fumante " de confiança", sou obrigada a confessar, já que comecei a fumar aos quase 18 anos quando todos os amigos já eram Ph.D nisso..rs..
Fumava antes dessa idade, mas não os cigarros feitos com fumo Virginia, mas isso é outra história.
Mas, voltando, sei que comecei a fumar tarde e desde então parava por anos e anos, recaia, fumava de novo, parava e assim fui. Não era de confiança, concorda?
No final de 2006, com a doença de minha mãe, a besta aqui que vos escreve achou de buscar apoio e conforto emocional nessa crise adivinha onde? No cigarro !!!
Ok, pode me chamar de tonta, imbecil ou qualquer outro adjetivo similar, mereço cada um deles, ainda mais depois de ficar comprovado que a doença que matou minha mãe estava diretamente ligada ao cigarro! Uma besta mesmo!
E foi assim que, depois de anos e anos livre do vício, voltei com força total a esse hábito que considero e sempre considerei, mesmo quando fumante, nojento.
Mas desde então vinha ensaiando parar, não estava muito confortável...
Parava por algumas horas, esquecia que queria parar e quando via já estava fumando de novo, até que semana passada, no meio de um grande surto de problemas ( é sempre assim que acontece comigo) decidi que de um deles, pelo menos, iria me livrar. Parei de fumar !!!
Estou ótima! Não fumo desde o dia 17 de outubro e, como sempre foi nas vezes anteriores, não tenho as famosas " crises de abstinência"!!! Para dizer bem a verdade não tenho a menor ideia do que sejam...rs
Estranho isso, não fico tensa nem neura, não deprimo, não durmo demais nem perco o sono, nem sofro de delírios de nenhuma espécie e nem percebo nascerem em mim instintos homicidas.
Mas tem sim uma coisa complicada: o hábito.
Não o de fumar em si, mas o de carregar o maço de cigarro, acender o isqueiro, bater as cinzas, isso sim é estranho, sinto falta, procuro, parece que "esqueci" alguma coisa quando me sento para ler ou saio ou arrumo minha bolsa.
Coisa difícil de esquecer...
E quando escrevo também, o ato de acender um cigarro de alguma maneira me ajudava a organizar melhor as idéias e raciocínio. ( ou isso eu é que achava....rs).
Mesmo com o " It don´t come easy", estou ótima, mais leve e ágil, meu cabelo cheira bem, meu pique mudou e me sinto muito menos culpada em relação à minha osteoporose (que coisa medonha viver em culpa...rs).
Estou me divertindo muito com esse interessantíssimo exercício de "poder".
Explico, é muito bom saber que posso me controlar e parar de fumar assim, just like that, sem dramas, sem medicamentos e melhor, sem grandes alterações nas condições de temperatura e pressão.
Continuo a mesma, tomo meus aperitivos normalmente, café nas mesmas quantidades, apenas não fumo ( ok, confesso, tenho comido um " pouquinho" a mais também...rs)
Deus me livre virar aquela pessoa que conheço que também parou de fumar e de quebra perdeu o emprego, enfrentou um divórcio e até foi jurada de morte pela metade dos amigos, tal o mau humor,a grossura e descontrole emocional que recheavam as patadas que distribuía, democraticamente, em todos os que cruzavam seu caminho!
Ou então ficar como aquele ex-fumante chato, esse tem aos montes, que vira uma espécie de inquisidor e não dá paz com seu blablablá insuportável sobre os malefícios do fumo e sempre dá um jeito de citar a palavra " câncer" na roda dos fumantes amigos ! De lascar esse tipo e cá entre nós, sempre acho que esse comportamento é típico de quem ainda morre de vontade de sair fumando de novo!
Eu não ligo. Fumantes não me incomodam, não rogo pragas nem subo no púlpito, acho o fim do bom gosto e da boa educação aterrorizar o próximo.
Podem fumar aqui em casa, do meu lado, numa boa, não reprimo, espalho cinzeiros pelas salas e ainda os limpo, quer melhor??!!! Continuo companhia para tudo, botecos, festas e boemia.
Só que eu não fumo mais!
E andei fazendo as contas, pelo meu ritmo e "modus operandi" nesses anos todos de fumar e parar e fumar e parar, mesmo que quisesse voltar algum dia não teria mais tempo..rs...portanto agora, gente, só na próxima encarnação!!
Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário