domingo, 15 de julho de 2012

Memórias entre gansos...





Dizem que os criminosos sempre voltam ao local do crime. Acredito. Anos e anos viciada em literatura policial isso se tornou uma verdade indiscutível: ou rastros ficam ou o assassino volta.
Mas o caso aqui é menos sinistro, embora fale de " retorno".
Anos e anos se passaram desde que perdi minha mãe e mais outros tantos ( uma enormidade!) de minha infância.
 E foi então que retornei a uma paisagem tão querida, dos dias vividos numa meninice tão feliz e privilegiada com meus pais, avós, tios tão amados e de quem sinto tanta falta: Serra Negra e Águas de Lindóia...
E se pretendi descansar, garanto que o fiz, pois dias de inverno nessas serras são relaxantes e amenos, sem o sol abrasador e extenuante do verão.
 Mas, também garanto, remexi muitas e fortes emoções, de beleza, de saudades, de memórias tão delicadas das paisagens que vi e vivi numa primeira de muitas vezes ao lado de minha mãe que amava esses lugares.
Os hotéis que nos hospedavam eram ainda os mesmos, as praças e lagos das brincadeiras de criança, os cavalos e bodes em charretes coloridas e se fechasse um pouco os olhos, me era possível ouvir o riso e chamamento de mamãe.
Me senti longe e perto, me senti menina e muito, muito madura e ali, entre o frio e o azul sem nuvens do céu de inverno dialoguei longamente com minhas mais caras lembranças, de dias tão belos e que pareciam ser para sempre.
E recebi, na pousada em que fiquei, de um jovem casal suíço-italiano que se apaixonou por essas mesmas serras, tanto carinho e acolhida que me sustentaram a vivência de tais emoções e sentimentos.
O chef Bruno Bianchi e sua "lasagna alla italiana" inesquecível, ao lado de Bárbara e do pequeno Diego, seu " bambino" lindo e alegre, criaram essa Locanda da Oca Bianca, em Serra Negra de onde ia e voltava nessa viagem ao passado.
E finquei amarras para o futuro...De um dia desses poder fazer o mesmo que minha mãe fez:  levar minhas 3 netas para um lugar tão lindo e inesquecível nos sonhos de criança.
Não há dor nesse rememorar. Nem tristeza.
Saudades e alegria. Rasgos de infância, cenas, momentos bons que me apoiam nas horas de medo e solidão.
E lá, no meio da serra, entre lagos, gansos ( ocas), hotéis antigos e novos amigos, sei que voltei melhor.
E sinto que ainda voltarei para, quem sabe, deixar lembranças parecidas para minhas netas quando não mais estiver aqui.
Boa semana.

Locanda Oca Bianca
Rua Nove, 280  Serra Negra, 13930-000
(0xx)19 3842-1447

Nenhum comentário:

Postar um comentário