segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Uma frase




Começando o ano, recebi do meu jovem e querido amigo, músico e agora poeta, Caio Nazaro, a letra de uma canção, linda, que, em sua generosidade, compartilhou comigo.
Pincei uma frase para esse blog

"Sou feito daqueles detalhes
Que você deixou passar..."

Falar pra mim, virginiana empedernida, em detalhes, é quase que tratar da essência de minha vida e pensamentos. Li, não sei onde nem de quem, que Deus está nos detalhes e isso me faz muito sentido.
Pois é, quantos de nós, nessa longa jornada vida afora, não deixou escapar detalhes. Do outro, de coisas que nem sempre foram ditas, apenas insinuadas, dicas sutis e mesmo uma análise mais acurada de quem somos e quem é o outro.
O macro é forte, gestos, palavras eloquentes, discursos e posicionamentos, gostos e escolhas, tudo muito marcante, trazendo a ilusão de que não há nada mais atrás disso.
Há. Detalhes.
Um olhar, uma pausa, um segundo de silêncio pode mudar tudo.
E quantos amores foram encerrados por pequenos mal entendidos, mágoas sutis, pequenos assassinatos...E normalmente o causador do estrago sequer percebe.
Há em mim, em nós, todo um mundo feito de coisinhas pequenas, sensações indescritíveis, dados importantes que não aparentam ser, necessidades tão delicadas que acabam passando em branco..
E aí? Aí fica como o querido Caio colocou " detalhes que você deixou passar"...
Fico pensando, traçando analogias bem bobas, o que faz um vestido, qualquer um, com tecido, aviamentos, forro e modelo, ser considerado um traje de " alta costura"? O acabamento, os pontos, mínimos, juntinhos, sem serem percebidos que une tudo, ou seja, detalhes. Ali está a arte, a maestria, o refinamento que torna aquela uma peça única.
Ok, tenho me perdido inúmeras vezes nisso, perdendo tempo e a visão do todo, mas sei, sinto que, pelo menos para mim, não há como viver por cima, na superfície, só no grande esboço.
O amigo que não me liga cumprimentando pelo ano que chega, alguém que corre e fecha a porta do elevador para que eu não entre, o olhar perdido e sem atenção quando conto alguma coisa, tudo isso pesa, machuca, mágoa, embora seja um detalhe, mal educado.
Por outro lado e com a mesma força, receber um e-mail de alguém que soube que não andava bem, ou cópia de uma foto que sai bonita, um recado no facebook, me faz imensamente feliz.
Ah...receber a letra e música do Caio, sutil e delicada demonstração de afeto e confiança é outra dessas coisas, pequenas, que tem o maravilhoso poder de tornar o dia, a semana e ano que começa, repletos de uma sensação gigantesca de felicidade e esperança.

Bom ano para todos.

Para Caio, com afeto enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário