sábado, 10 de agosto de 2013

Dois em um, coisas de mercúrio





Foi bom demais ter sido uma menina rica, morar ao lado da Rua Augusta e adolescer nos anos 60/70, tudo isso ao mesmo tempo!
A "riqueza", ou pelo menos como a vejo hoje, era em todos os níveis: financeiros ( morávamos num local nobre, com conforto, com mimos e cuidados) culturais ( tinha acesso livre e irrestrito aos mais de 2 mil títulos de da biblioteca de meu pai, todos os vinis de minha mãe e suas opiniões de cinéfila quase profissional, teatros, jornais, revistas, viagens,etc, etc), de formação (num colégio que privilegiava o conhecimento e o comportamento) e, melhor, ter tido a família que tive.
Esse foi, sem dúvida, meu maior bem: o meu meio, meu núcleo, inquieto, cheio de nuances e contradições, respirando 24 hs por dia política, o mundo das ideias e ao mesmo tempo sem a rabugice ou sisudez que em geral acompanha pessoas que gostam de pensar, de legislar, etc e bônus: havia um enorme apreço por festas e diversões com igual convicção.
Meu avô, meus pais, tios, quase todos amavam jogar, frequentavam cassinos e corridas de cavalos, festeiros, engraçados e ao mesmo tempo com rígido senso de grupo e família.
Pois então que, como já contei, em 1964 os militares, aproveitando-se de bobeira geral, acabaram no poder e os bons modos e intenções do começo logo foram substituídos pela violência, abuso e perseguição nas décadas seguintes.
Optei aqui, meu blog, por não falar das coisas horríveis, tristes que aconteceram nesses anos, chamados de chumbo. Tenho um texto sobre isso.
Todos, one way or another, tem conhecimento sobre dias como esses que deveriam nunca ter existido em país algum desse planeta.
Conto apenas que meu pai, líder em SP do que chamou ( obviamente por aqueles que não o conheceram) do MDB ou de oposição " consentida" à ditadura militar, enfrentou momentos terríveis ( mesmo sendo um dos " consentidos"...) e em alguns deles pode contar única e exclusivamente comigo ( fora o pessoal do partido).
 Soube, vi e acolhi pessoas perseguidas, tinha telefones para onde ligar caso ele " sumisse" e dividi medos, incertezas e muita tristeza tentando, como ele, amenizar as dores e feridas infligidas aos que não concordavam com os que detinham o poder.
Minha salvação? Hoje, depois de tantos anos e os cursos de astrologia e ocultismo com Prof. Hélio Amorim, foi graças ao meu belo " mercúrio"!! Ou Mercúrio, para mim sempre em letra maiúscula!
O deus da dualidade, mensageiro dos deuses, o dom da fala, da estranha capacidade de não demonstrar o que pensa ou sente, de mentir...
Meu signo, Virgem- Mercúrio...Meu ascendente Gêmeos-Mercúrio...
Duas vezes abençoada por tal deus...E a isso devo tantas coisas...
E vivia, num dos meus lados, os hippies e as suaves fumaças de marijuana, o pacifismo, a delicadeza, o amor sem ser personalizado, a luz e a música, o rock...e vivia, gêmeo-irmão, também as horas escuras, os medos,as torturas, as conversas com meu pai, seus medos, as pessoas machucadas que surgiam e sumiam no nosso lindo apartamento, o Dakota, para se protegerem e desvanecerem no ar....
Só assim, de maneira dupla, dúbia, fragmentada, pude enfrentar esses anos...anos em que vi meu pai sofrer demais, chorar, se desesperar e perder a saúde...
Estranho, a menina " hippie", descalça, cheirando a patchouli, com saias coloridas e óculos amarelos era a confidente desse homem tão sério e circunspecto e de suas angústias e enfrentamentos diante de uma força tão poderosa e destrutiva.
E assim sobrevivi. e sobrevivemos. E assim esses anos ficaram para trás.
E um dia me apaixonei, um lindo músico,"guitarman" de longos cabelos ruivos, doce, meigo...e saí de lá. Mas isso é uma outra história.
Essa, a de hoje, dedico, pela proximidade de datas, a meu pai.
Íntegro, honesto, humilde e belo, como devem ser todos os guerreiros e heróis. Meu herói.


Para meu Pai, nesse dia dos Pais de 2013.

Um comentário:

  1. Nil ´
    Relembrar é viver !
    Percebo em suas palavras o quanto seu pai sempre foi presente em sua vida...tenho certeza de que ele , estará sempre presente ,em sua vida e seu coração. bjs

    ResponderExcluir