segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bom de Papo! ( ou Insônia Criativa)



Pois foi então que, seguindo ritmo dos últimos dias e mantendo a marca de 4horas sono-dia, revi essa madrugada na HBO " O Advogado do Diabo" ( The Devil´s Advocate).
Filme de 1997, direção de Taylor Hackford, com Al Pacino, Keanu Reeves, Charlize Theron e outros menos cotados, narra a trajetória de um ambicioso e desconhecido advogado da FLórida(Keanu Reeves) que é chamado pelo diabo em pessoa( Al Pacino) para fazer parte de seu poderoso escritório de advocacia em NY.
Eses tema a gente, mesmo quem não assistiu esse filme, já meio que pode imaginar como se desenrola, afinal o velho Fausto está aí e não nos deixa esquecer o preço que se paga em certas "associações".
O que me chamou a atenção foi, no entanto, coisa bem diferente.
Na "queda" para o diabo, vou chamar assim, das 2 mulheres importantes na trama, a mãe e a mulher do advogado, o relato e\ou confissão era o mesmo!
Apesar de histórias, idades e resultados diferentes ambas alegaram como motivo principal o seguinte: " ele conversou comigo por horas e horas e só depois fizemos amor"...
De lascar isso!
Ao contrário do advogado, homem, o ponto fraco delas passava bem distante, milhões de quilometros, de poder, dinheiro ou fama!
Atenção, apenas isso,elas queriam atenção... Horas de uma atenção que certamente lhes devolveu o gosto de se saberem amadas, valorizadas, desejadas e queridas...E o esperto "caramunhão" usou com maestria isso.
E, incrível, hoje pela manhã li a sempre maravilhosa crônica de Pondé na Folha de São Paulo, nela ele falava, dentre outras coisas, de " Francesca", a personagem de Meryl Streep no delicado " As Pontes de Madison" de Clint Eastwood...E aqui o tema do caso de amor, da traição da mulher, as escolhas entre o que se quer e o que se vive. De certa maneira a recorrente " atenção", alguém que nos enxerga, que pára para nos olhar e admirar e que com esse simples gesto acaba tendo o poder "demoníaco" sobre nossas almas e destinos...
Lindo isso, está tudo aí nos contos, nas his-estórias, nas fábulas, alegorias e lendas, só não as lê quem não quiser.
O caminho e a senha estão dados, pelos menos para uma grande parte dos corações femininos. Mesmo em pleno séc XXI ainda gostamos de nos saber únicas, especiais e dignas de sermos escutadas...
Minha mãe usava um ditado popular que gosto muito " O Diabo é sábio porque é Velho"...
Verdade, certamente ele deve ter visto muita coisa acontecer em todos esses milênios e ao contrário da maioria dos homens, aprendeu rápido com essas lições!
Boa semana,

Nenhum comentário:

Postar um comentário